pt gb

Conheça-nos

 

Luís Louro

 

 

Nascido e criado no Alentejo, desde muito pequeno que desenvolveu uma forte ligação à terra. Após a conclusão dos estudos e um estágio em Sonoma County, é com 23 anos que Luís decide avançar com o seu próprio projeto. Em 2004, torna-se o produtor da Adega do Monte Branco.

Adega e Vinhas

Sustentabilidade

Dois terroirs diferenciados

No total de 48 hectares de vinhas, os solos marcam o perfil dos nossos vinhos. Os solos de calcário mais profundos e férteis, originam uvas com maior equilíbrio e frescura, combinam-se com solos de xisto, terras pobres e austeras, fonte de concentração e mineralidade. Cada um tem a sua própria expressão, juntos complementam-se em cada vinho da Adega do Monte Branco.

Adega

A Adega do Monte Branco surge perfeitamente integrada na paisagem alentejana, sendo que o seu edifício contrasta com o antigo moinho, criando uma harmonia entre o passado e o presente, numa localização privilegiada, frente à cidade ao castelo de Estremoz. Foi construída com o intuito de seguir uma vertente sustentável e eficiente.

Castas

ARAGONEZ (TEMPRANILLO)

A casta ibérica por excelência. Transcende-se em climas quentes e secos, em vinhos que combinam elegância e vigor, fruta e especiarias.

TRINCADEIRA

Difícil e temperamental, é das mais adaptadas à secura quente do Alentejo. Dá elegância e frescura aos vinhos.

ALICANTE BOUSCHET

Enraizada no Alentejo, é uma das raras variedades tintureiras existentes no mundo. Dá estrutura, firmeza, taninos... e cor, muita cor!

TOURIGA NACIONAL

Insígnia de Portugal, sempre intensa e explosiva. Perfeita em lote, dando uma magnificência aromática inconfundível.

ROUPEIRO

A casta branca mais plantada no Alentejo. Produz aromas primários entusiasmantes, cheios de notas perfumadas citrinas quando jovem.

ARINTO

Versátil, presente de norte a sul de Portugal. Dá vinhos vibrantes, com boa acidez e perfil mineral, frescos e com potencial de guarda.

ANTÃO VAZ

De origem misteriosa, amplamente plantada no Alentejo, é uma casta branca que dá corpo a vinhos encorpados.

A Equipa

Porque acreditamos que o vinho não é feito só de uvas, mas também de pessoas, o sucesso da Adega do Monte Branco é resultado do trabalho e dedicação de toda a equipa. Deste modo, o reconhecimento alcançado pertence a todos, tornando Nosso, o Vosso Vinho.

Luís Louro
Produtor e Enólogo

 

 

Inês Capão
Enóloga
Pedro Carrilho
Adegueiro
Luís Borralho
Adegueiro

Estremoz

A cidade branca

Alentejo

Uma das mais extensas regiões vinícolas de Portugal, com 3000 horas anuais de sol, a região do Alentejo possui condições ideais para a maturação perfeita das uvas. A tradição vinícola alentejana remonta à presença romana, cerca de 31 A.C. A partir de 1980 uma intensa modernização resultou no reconhecimento internacional.

O microclima de Estremoz

Conhecida pela brancura das suas casas, pela qualidade dos seus mármores e pela rica gastronomia, onde se destacam os vinhos, Estremoz possui um microclima mais moderado e solos diversificados, onde pontuam os calcários e os xistos. Condições únicas que se exprimem em vinhos equilibrados, frescos e elegantes.