pt gb

Conheça-nos

 

Luís Louro

Exprimir com rigor todo o potencial das castas portuguesas no Alentejo

Criar no Alentejo vinhos de carácter marcante, capazes de exprimir com rigor todo o potencial das castas portuguesas, esta é a visão da equipa liderada por Luís Louro na Adega do Monte Branco. Uma visão que começa no apurado trabalho de seleção na vinha, e que se prolonga no cuidadoso trabalho na adega. Para criar vinhos capazes de superar as expectativas dos exigentes consumidores atuais. 

Biografia

Após a formação em Engenharia Agro-industrial e um estágio em Sonoma County, Luís Louro regressou a Portugal para colaborar com o seu pai, o reputado produtor português da Quinta do Mouro.

Fascinado pelo Alentejo e pelas castas portuguesas, Luís decidiu avançar com o seu projeto para dar largas à sua visão. Assim nasceu em 2004, em Estremoz, a Adega do Monte Branco.

Adega e Vinhas

A busca da expressão perfeita de cada casta no terroir

Dois terroirs diferenciados

No total de 26 hectares de vinhas, a preocupação em assegurar um controlo absolutamente rigoroso desde a origem. Buscando a melhor expressão de cada casta no terroir.

Os solos marcam de forma decisiva o caráter dos vinhos da Adega do Monte Branco. Solos calcários, base de uma boa produção combinam-se com manchas xisto, terras pobres e austeras, fonte de concentração, acidez e aroma. Cada um tem a sua própria expressão, juntos complementam-se em cada vinho da Adega do Monte Branco.

Adega inteligente

Construída em 2006, a Adega do Monte Branco surge integrada na paisagem alentejana, numa localização privilegiada, frente à cidade e ao castelo de Estremoz. 

Com capacidade de produzir 300.000 litros por ano, reflete, tal como os vinhos que produz, uma abordagem rigorosa que vai além da pureza das linhas arquitetónicas. Toda a adega foi pensada com o foco na sustentabilidade e funcionalidade, através do uso inteligente da tecnologia e da energia.

Castas

ARAGONEZ (TEMPRANILLO)

A casta ibérica por excelência. Transcende-se em climas quentes e secos, em vinhos que combinam elegância e vigor, fruta e especiarias.

TRINCADEIRA

Difícil e temperamental é das mais adaptadas à secura quente do Alentejo. Dá corpo a vinhos aromáticos e frutados, florais.

ALICANTE BOUSCHET

Enraizada no Alentejo, é uma das raras variedades tintureiras existentes no mundo. Dá estrutura, firmeza, taninos... e cor, muita cor!

TOURIGA NACIONAL

Insígnia de Portugal, sempre intensa e explosiva. Perfeita em lote, dando uma magnificência aromática inconfundível.

ROUPEIRO

A casta branca mais plantada no Alentejo. Produz aromas primários entusiasmantes, cheios de notas perfumadas citrinas quando jovem.

ARINTO

Versátil, presente de norte a sul de Portugal. Dá vinhos vibrantes, com boa acidez e perfil mineral, frescos e com potencial de guarda.

ANTÃO VAZ

De origem misteriosa é o ex-libris das castas brancas alentejanas, orgulho e alma dos melhores vinhos. dá corpo a vinhos perfumados, estruturados, firmes e encorpados.

A Equipa

Porque acreditamos que o vinho não é feito só de uvas, mas também de pessoas, o sucesso da Adega do Monte Branco é resultado do trabalho e dedicação de toda a equipa. Deste modo, o reconhecimento alcançado pertence a todos, tornando Nosso, o Vosso Vinho.

Luís Louro
Produtor e Enólogo

O mentor do projeto que inspira a equipa a trabalhar em função de uma grande paixão de todos: produzir vinhos alentejanos de qualidade.

Inês Capão
Enóloga

Com o produtor, forma uma dupla dedicada a aplicar todo o seu saber científico e técnico na arte de «construir» vinhos que surpreendam.

Pedro Cabaço
Adegueiro

Braço direito dos enólogos, cabe-lhe planear e executar com mestria as diferentes etapas do processo de produção enológica.

Sara Caldeira
Diretora Comercial

Gestora responsável pela definição estratégica e comercial da empresa junto dos distribuidores nacionais e os agentes dos mercados externos.

Maria do Céu Ramalho
Administrativa / Enoturismo

Responsável pela área administrativa, é um apoio imprescindível no escritório e no desenvolvimento do Enoturismo.

Mauro Lopes
Aprovisionamento / Logística

Responsável pelo aprovisionamento e expedição. Assegura que as encomendas são enviadas aos nossos clientes com brevidade.

Estremoz

Horizontes sem fim, que inspiram a ir longe e ensinam o valor do rigor e da pureza

Alentejo

Uma das mais extensas regiões vinícolas de Portugal, com 3000 horas anuais de sol, a região do Alentejo possui condições ideais para a maturação perfeita das uvas. A tradição vinícola alentejana remonta à presença romana, cerca de 31 A.C. A partir de 1980 uma intensa modernização resultou no reconhecimento internacional.

O microclima de Estremoz

Conhecida pela brancura das suas casas, pela qualidade dos seus mármores e pela rica gastronomia, onde se destacam os vinhos, Estremoz  possui  um microclima mais moderado e solos diversificados, onde pontuam os calcários e os xistos. Condições únicas que se exprimem em vinhos equilibrados, frescos e elegantes.