pt gb

Estivemos presentes na FIL

  • São 17 os anos de experiência que a equipa de Luís Lopes e João Geirinhas, ex-directores da Revista de Vinhos e, agora, directores e co-proprietários da Grandes Escolhas, tem na realização do maior evento vínico do país. Um acontecimento muito esperado e que este ano muda de nome, de data e de local. O ‘Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores’ vai ter lugar de 27 a 30 de Outubro de 2017 (sexta a segunda-feira), no Pavilhão 4 da FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, onde o maior interface de transportes é uma mais-valia para profissionais, enófilos e fãs da comida regional que atravessa Portugal de lés-a-lés. É caso para dizer que os mais de 6.000 m2 eleitos vão proporcionar uma experiência de ‘Vinhos & Sabores’ à Grande(s Escolhas)!

    Concurso ‘Grandes Escolhas’ 
    Para começar esta “degustação” vínica há que falar no Concurso ‘Grandes Escolhas’, que vai contar com um painel de jurados composto por jornalistas, sommeliers, responsáveis de compras e restauradores e cuja finalidade é a eleição dos melhores vinhos da feira.

    Grandes Provas
    O ex-libris do ‘Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores’ são as chamadas ‘Grandes Provas’, um conjunto de ‘masterclasses’ para verdadeiros apreciadores, orientadas por críticos de prestígio ou por produtores de referência, as quais estão sujeitas a inscrição (veja a página de publicidade nesta edição). Na lista de nomes estão confirmados Álvaro de Castro, nome maior na região do Dão; Mário Sérgio Alves Nuno, da Quinta das Bágeiras, expoente dos Bairrada clássicos; João Portugal Ramos, reconhecido enólogo e produtor de vinhos em várias regiões do país; António Agrellos, criador dos grandes Porto e Douro da Quinta do Noval; Anselmo Mendes, enólogo e produtor, o “mestre do Alvarinho” de Monção e Melgaço; David Guimaraens, director de enologia da Taylor’s e outras marcas do grupo The Fladgate Partnership; Domingos Soares Franco, administrador e enólogo de José Maria da Fonseca, onde nascem grandiosos Moscatel de Setúbal; bem como os champanhes Deutz, adega bicentenária da emblemática região de Champagne, em França. Um dos momentos altos será, sem dúvida, a prova intitulada “As Escolhas Dirceu Vianna e Luís Lopes”, onde estes especialistas apresentarão um conjunto de vinhos de sonho.

ver todas